quinta-feira, 10 de março de 2011

ENCONTRO DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA


Encontro com Grupo de Jovens Universitários, no Sábado de Carnaval (05-03-2011)
Local: Espaço Social da Pioner - Itumbiara-GO

 Jovens Pastoral Universitária - Momento de Lazer após delicioso Churrasco Universitário
O que é a Pastoral Universitária?
A Pastoral Universitária é uma articulação de universitários cristãos procurando construir o Reino e ser Igreja no Mundo da Universidade. Como o protagonismo é dos estudantes universitários, ela é chamada de Pastoral Universitária, isto é, uma resposta evangelizadora junto ao mundo da universidade.
Surgida ainda no final da década de 70 como herdeira "natural" da extina Juventude Universitária Católica protagonizada por estudantes universitários cristãos abertos ao ecumenismo.

 Jovens Pastoral Universitária - Momento de Interação

Qual a finalidade e Missão da Pastoral Universitária?
A missão dos grupos da PU é fundamentalmente evangelizar o mundo universitário, sendo que, sua primeira ação ocorre com a própria constituição do grupo. Este grupo quer dar ao estudante universitário a oportunidade de aprofundar seu projeto existencial científico. Assim, o que caracteriza a mística e a espiritualidade da PU é sua capacidade de incorporar a vocação crítica da própria universidade.
Como são os grupos da Pastoral Universitária?
São grupos que buscam construir uma convivência fraterna baseada na oração, reflexão, partilha e vivência da Fé a partir de ações em sua realidade universitária. A motivação religiosa é o maior impulso para as realizações do universitário.
No grupo da PU todos são participantes. Ninguém vai lá para fazer número. Todos têm voz e vez. O Universitário que começa a participar de um grupo de PU passa por três momentos distintos e indispensáveis, que são:
Nucleação: é o momento em que o universitário decide a fazer parte do grupo. É o momento do envolvimento do universitário com os colegas do grupo com a PU.
Iniciação:  começa com a vivência e convivência no grupo. Cada um deve sentir-se amado por todos e abrir-se para amar a todos sem preconceito e sem pretensão. O grupo passa a ser uma necessidade. Cada um vai procurando ser responsável pelo crescimento e amadurecimento do grupo. Procurando uma relação agradável, respeitando a opinião do outro, a liberdade e a criatividade de cada um.
Militância:  nasce do confronto com a realidade e da reflexão crítica que a leitura de certos artigos, filmes, textos bíblicos, visitas às pessoas carentes. Tudo isso, refletido e discutido no grupo, ajuda o jovem a deixar a indiferença e tomar gosto pelo processo de mudança em todos os sentidos. A geração universitária dos anos 60 e 80 marcaram a história. Era uma geração audaciosa e de alto senso crítico. Hoje, temos muitos jovens inteligentes e com muitos recursos na mão, porém, muitos são alienados. Na fase da militância, o universitário cristão começa a adquirir uma nova visão do mundo e começa a comprometer-se com a sociedade e com a Igreja.
Momento em que o grupo de Universitários faziam a Lectio Divina, isto é, Leitura Orante da Palavra de Deus
  
O que pretende a Pastoral Universitária?
Queremos ajudar os universitários a aprofundar seu projeto existencial vocaconal e científico. Assim, fica caracterizada a mística e a espiritualidade da PU. Pois ela busca incorporar a vocação crítica da universidade e seu compromisso com a verdade sobre Deus, o mundo e o ser humano. Um cristão sem mística é como um universitário sem militância. E o que podemos dizer de um universitário cristão sem mística e sem militância??? 

Padre Joaquim Cavalcante: Assistente Diocesano da Pastoral Universitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário